terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Um novo ano começa.

Um novo ano começa, é seria muito bom você também começar no Ciclismo!

Então aqui vai um post com dicas para as pessoas que estão começando a pegar trilhas de bike!

O QUE VOCÊ PRECISA PARA COMEÇAR NO MTB?

Bem, primeiro de tudo você precisa de uma BICICLETA:

Preferencialmente do tipo MOUNTAIN BIKE, afinal você não quer pegar uma bike de passeio ,que vai te dar mais dor de cabeça do que felicidades, nas trilhas. Existem diversos modelos, com suspensão dianteira, traseira, freios a disco, quadros de carbono. Meu pai ja dizia: Quem começa de cima, com certeza vai cair porque não tem um alicerce bom. Ou seja, faça favor de começar com uma bike legal, mas nada de torrar 5 - 6 mil reais de primeira. Uma bike com freios do tipo V-Brake, quadro de Aluminio e uma suspensão dianteira ja está excelente. Quanto a quantidade de marchas, existem 3 tipos que são mais usados atualmente, 21v, 24v e 27v. As bikes mais legais vem com 27v e não é tão caro pegar uma dessa, mas se a grana estiver curta a 24v é a melhor opção.

Capacete

Ai você deve pensar: “Mas eu vou ficar ridiculo com capacete” realmente, não é a coisa mais bonita do mundo, mas com o tempo você acostuma e dependendo do seu grau de afinidade com o esporte você vai até achar legal e não vai achar ridiculo quando você parar a bike em algum lugar para comprar alguma coisa rapida e ficar andando dentro do estabelecimento com capacete. Ou seja, você vai estar ridiculo, mas pedalar nos torna pessoas mais abertas e mais sociaveis, você nem vai ligar que vai estar ridiculo. Mas o principal, é que se você cair e se der com a cabeça em qualquer coisa mais dura que ela, você não vai arrebentar a mesma e você é PREGO lembra? Acabou de começar, você vai cair, todo mundo cai, até quem ja pedala a anos ainda cai.

Luva

Bem, como tudo no ciclismo existem das mais diversas cores e modelos, mas basicamente são divididas em com e sem dedo, as sem dedo dão para pedaladas mais longas e debaixo de sol forte, ja as outras são melhores no caso de chuva e lama e em pedalas menores, que passem por locais mais fechados. Mas luva é gosto também, eu particularmente prefiro as com dedo porque me dão mais firmeza na hora da troca de marchas e frenagem. Lembre-se luvas além de auxiliar na pilotagem e na pegada da bike são importantissimas no caso de quedas.

Óculos

Na minha opinião, depois do capacete, o oculos é o item de segurança mais importante, primeiro porque ele protege o seus olhos do sol, chuva, lama, pedras e outras coisas que as vezes são arremessadas contra eles. Segundo porque sem enxergar não há quem consiga descer e só quem ja ficou sem poder enxergar em uma descida sabe como é a sensação. Primeiro parece que você ta voando, depois você só sente o ralado :D

Sapatilha

Uiiii que fofa, vai usar sapatilha!!!! É sapatilha mesmo, na verdade traduziram assim pro Brasil, porque lá fora todo mundo chama de sapato. Muitos acham que é um acessório apenas para profissionais ou pessoas que pedalam sério, mas na minha opinião é um item necessario para qualquer pessoa que queira ter uma experiencia prazerosa em cima da bicicleta, primeiro porque aumenta muito mais a confiança em cima da bike devido ao aumento de controle, segundo que no caso de quedas a sapatilha acondiciona o pé protegendo o mesmo de pancadas e lesões, tanto pelas proteções para o bico do pé, quanto no calcanhar e principalmente na sola, os tenis tem solados mole demais e podem escorregar dos pedais. A sapatilha por sua vez tem o encaixe para o taquinho, peça que trava no pedal de clip para auxiliar o ciclista a ter uma pedalada mais redonda, aumentando o rendimento, diminuindo o cansaço, auxiliando a pedalar com o pé na posição correta.E aquele medo de ficar preso na bike passa rapidinho. Qualquer pessoa que treine um pouco acaba percebendo que “desclipar” vira um movimento involuntario nas mais diversas situações.

Vestuário

Existem muitos modelos para se usar, desde uniformes das equipes de ciclismos, até roupas mais casuais e até roupas de frio/chuva. O importante da roupa é estar confortavel e proporcionar condições seguras de pilotagem, não podem ser muito folgadas porque podem enroscar em galhos ou arbustos, mas também não podem ser muito coladas, esquentando demais, quem está acostumado não troca a bermuda de lycra e a camiseta de ciclismo mesmo. Os bolsos traseiros ajudam a carregar alguma coisa extra, por sua vez a bermuda de lycra ajuda a não enroscar em nada e o acolchoado embaixo ajuda a aguentar o selim por horas e horas.

Algumas dicas para pedalar:

Antes: Sempre esteja acostumado a se hidratar, beba bastante água todos os dias, não adianta tomar 6 litros de água um dia antes de pedalar, se você está acostumado a tomar água direto, no dia do pedal você vai estar bem hidratado e vai render muito mais. Nos dias anteriores combine com a galera o local de encontro e os horarios previstos, não é nem um pouco legal ter que parar o pedal no meio porque alguem tem que voltar para almoçar, combine também o percurso que vai ser pedalado. Na noite anterior coma bem, de preferencia massas e durma cedo, não é legal chegar atrasado, particularmente isso é uma das coisas que mais me irrita em dias de pedal, ainda mais porque raramente me atraso. Se marcaram 7:30, tente chegar as 7:20, com certeza você vai chegar 7:30. Deixe todo o equipamento separado, capacete, luvas, sapatilha, meias, roupa pra volta, TOALHA (muito importante), papel higiênico (mais importante ainda!!!), protetor solar e prepare suas bebidas. As mais em conta é a maltodextrina, é basicamente carboidrato que pode ser usado em percursos longos ou curtos, você mistura na água, existem vários sabores e até sem sabor. O Brasileiro não tem essa cultura, mas deveria ter, porque além de beber água ser muito importante, os carboidratos são necessarios durante a pedalada, como outros nutrientes que são encontrados em géis, barras e outros repositores.
Para quem gosta de carregar géis, mas não gosta daquela historia de ficar abrindo gel no meio do pedal vai essa dica:

A garrafa Gelbot da GU2O, a marca possui géis de vários sabores, o seu proprio repositor em pó. Essa garrafa tem um sistema muito legal, nesse embolo central você coloca o gel, cabem 2 unidades e meia, e na garrafa coloca água mesmo ou maltodextrina, quando quiser o gel é só puxar pelo bico sem abrir a garrafa que o gel sai com facilidade, quando quiser água é só abrir o bico e tomar água.

É muito importante também levar ferramentas, camaras de ar, bombas de CO2, bomba de mão manual e remendos. Remendos são super leves, pequenos e muitas vezes salvam o pedal da galera.

Um detalhe importante durante seus passeios é sempre estar previnido, não só no que diz respeito a bike em si, mas também com você mesmo. Levar dinheiro para emergencia, um telefone celular ou algum comunicador pode te tirar de um bom problema.

E lembre-se JAMAIS pedala em local desconhecido sozinho!! E caso for conhecido, deixe sempre alguem avisado sobre onde você está e a que horas pretente voltar.

3 comentários:

Toko disse...

Fala rapaz aki quem fala é o Toko...blz!!! Este ano nao vou estar tao proximo de vcs, mas achei seu blog e curti mto. Além de te-lo encontrado num momento bem propicio, afinal eu e uns amigos montamos um grupo de ciclismo, ainda pequeno, e estamos organizando diversas trilhas a serem realizadas na cidade de Araraquara e regiao durante os finais de semana, do nivel facil aos mais avançados. Quem sabe o blog poderia ateh auxiliar, no caso da divulgaçao organização de eventos e competiçoes assim como até mapear e fazer um guia legal pra quem tah começando nas trilhas e no asfalto...deixo meu e-mail pra me contactar. Já dou a deixa, fds que vem vamos pra Matão pra dar uma aquecida na galera, se interessar passo mais detalhes, grande abraço. iogot17@yahoo.com.br

Fábio Rodrigues disse...

Toco, qualquer coisa que precisar, pode contar com minha ajuda, é dificil a inciativa de passeios ciclisticos em Araraquara, e ajudo qualquer que seja. Quem sabe juntos organizamos alguns eventos?
Abraço

Danilo disse...

E ae cara blz?? Sou de araraquara! E achei o seu blog no google! Vi que os postes são bem antigos! Gostaria de saber se ainda olha o blog e se ainda anda de Bike! qualquer coisa add lá o msn financeiro@nubafo.com.br Abraço!