terça-feira, 7 de junho de 2011

Protecionismo retrógrado?

Fiquei intrigado ao ler em um site amigo de bicicletas que este havia  sido "censurado" por escrever uma matéria sobre compras no Paraguai. O Onde Pedalar, site que eu muito indico por seu vasto conteúdo, publicou uma matéria sobre os baixos preços de peças no Paraguai. Peças essas que mesmo após ser contabilizado o imposto, apresentavam preço menor do que do mercado nacional. E sim, as peças são originais, com nota fiscal.

Veja aqui a referida matéria.

Logo após publicar, o administrador recebeu diversos emails, inclusive de uma revista (Revista Bicicleta) dizendo que estavam terminando seu relacionamento por incentivar compras no Paraguai. Um absurdo.

Brasil, capitalista. O que vale é a lei do mercado. Se a concorrência está mais barata, os produtores brasileiros precisam se esforçar para oferecer um produto mais barato e de melhor qualidade.
Chega a ser irônico... Esse pessoal sempre compara o Brasil à Europa e lamenta nossa situação, mas eles não conseguem sequer entender a lógica do desenvolvimento deles. Não estou generalizando, mas se alguem na Suíça produz um produto A e na Alemanha o mesmo produto A sai por 100 Euros a menos, os suiços com certeza melhorariam seu produto para fazer jus ao preço (como fizeram com os relógios na época da ascensão dos relógios japoneses).

É difícil acreditar que brasileiros ciclistas tenham posturas como essas. Eles que deviam melhor entender todo o conceito e funcionamento da indústria ciclística e que valores adotar para sua suma qualidade, pecam pesadamente nas mais básicas escolhas e comportamentos.

Veja aqui a matéria sobre a censura.

O Araraquara Bikers apóia o Onde Pedalar na seu princípio de informar o ciclista de modo honesto e consciente. Desejo que encontrem parceiros realmente dignos de se chamarem "parceiros" e não empresas que mudam de opinião ao sabor do mercado. Nesses momentos separamos o joio do trigo.

Um abraço,
Fábio.

Nenhum comentário: