terça-feira, 30 de setembro de 2008

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Voando + Pedalando!

Não falta mais nada, agora já existem até aviões movidos a pedal que chegam a uma velocidade média de mais de 30km/h! E eles não são novos!

A foto acima é do MIT Daedalus, que, em 1988, na Grécia, bateu o record de distância de um veículo voador mais pesado que o ar e movido apenas pela força humana (por pedais), e foi de 119 km (mas no fim ele caiu no mar a 7 metros de uma praia por causa de ventos tubulentos). Pesava 31 kg e sua velocidade média nesse record foi de 30,5km/h.
Imagine a força das pernas para manter isso voando!

Essa foto de cima é do primeiro teste com o Gossamer Condor, ele voou formando a figura do 8 por 2,2km em 1977.

E essa é do Gossamer Albatross que cruzou o canal da mancha, voando da Inglaterra para a França em 1979 (35,82 km).

Já até tentaram criar um helicoptero, mais não conseguiram grandes resultados.

Mais fotos e informações neste link: HumanPoweredHelicopters

terça-feira, 23 de setembro de 2008

DMSC (dia mundial sem carro)

O Dia Mundial Sem Carro teve grande adesão em São Paulo!
Confira a reportagem na Íntegra no seguinte link (não esqueça de assistir aos vídeos):

Noticias Uol

Viva aos ciclistas!

domingo, 14 de setembro de 2008

Tombos



Precisa mais motivos para usar capacete?

Andando de bike em Nova Iorque



Note como a bicicleta tem muito mais "fluides" que os carros em grandes cidades.

Já pensou em em praticar FreeRide?

Melhor single já vista!



Imagino a experiência dos bikers que a fizeram!

Iron Biker... Vale a pena?

Já faz algum tempo, mas como o Iron Biker esta perto achei importante lembrar:

Bike Furtada

Depois de lerem o relato me digam sinceramente se querem particicpar do Iron...

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Adesivos e Banners para bicicleta ou qualquer outro lugar!

A edição especial da Revista Vida Simples (Vá de Bicicleta!) lançou uma campanha:

Campanha VIDA SIMPLES vá de bike, simplifique sua vida!
Participe da campanha VIDA SIMPLES por uma cidade com mais mobilidade e respeito entre ciclistas, pedestres e motoristas. e escolha os modelos de selinhos que você vê abaixo (em vários tamanhos). Aí, é só imprimir ou mandar adesivar e colar na sua bike, mochila, pasta ou onde mais der na telha. Passe a mensagem adiante, simplifique sua vida!


Escolha o seu!

Disponíveis nos seguintes Links:
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popcarbon.shtml
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popmagrela.shtml"
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popmenos.shtml
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popbronzeamento.shtml
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popcampanha.shtml
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popcarbon2.shtml
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popmagrela2.shtml
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popmenos2.shtml
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popbronzeamento2.shtml
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/070/grandes_temas/popcampanha2.shtml

Eu já imprimi os meus, só falta você! Participe e ajude a conscientizar os outros sobre os benefícios da bicicleta!

DIA 22 DE SETEMBRO! DIA MUNDIAL SEM CARRO!

Tá quase chegando, então aqui vai algumas informações uteis retiradas do MountainBikeBH

O que é o DIA MUNDIAL SEM CARRO?

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais a bicicleta é a grande vedete.

Bicicleta: uma boa altenativa para a melhora do trânsito

A bicicleta é uma excelente alternativa de deslocamento, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Mesmo numa cidade de relevo acidentado como Belo Horizonte, a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade. Muitas pessoas têm percebido isso, e o número de ciclistas na cidade tem aumentado visivelmente.

Porém, a nossa infra-estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária. Há pouquíssimos bicicletários e paraciclos, poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho, as ciclovias são quase inexistentes e as que existem são pouco estratégicas, o trânsito é hostil aos ciclistas. PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM! A sua presença pode ajudar a reverter esse quadro!

Automóveis: problemas causados pelo uso massivo

Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica, efeito estufa, poluição sonora, congestionamentos, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo, consumo de combustíveis fósseis, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.

Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.

Por fim, o automóvel é um meio de transporte não universalizável, já que seria impensável a existência de um carro por habitante no mundo.

Conto com vocês! Eu vou!
Agradeço ao MountainBikeBH por ter disponibilizado essas informações na internet!

Aquele abraço!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Acredite se quiser: Metrô de São Paulo vai alugar bicicleta em oito estações!

A partir do fim do mês, será possível alugar bicicletas em estações do metrô de São Paulo. O projeto-piloto será implantado no centro e nas zonas leste e sul. O uso é gratuito por 30 minutos -depois, custa R$ 2 a hora e R$ 50 a diária.

Há quem critique, porém, a carência de infra-estrutura da cidade para a circulação de ciclistas, pela falta de ciclovias e de estacionamentos, além dos riscos de acidentes.

Hoje, enquanto carros utilizam 17 mil km de ruas e avenidas, existem só 4,5 km de ciclovias fora de parques -e elas não ligam pontos importantes.

O projeto, criado para desestimular o uso de carro e desafogar o metrô, foi elaborado pelo Metrô em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. A inspiração veio do serviço municipal de bicicletas de Paris, que começou em 2007 já com a oferta de 10 mil bicicletas e a promessa de dobrar esse número.

Em São Paulo, serão oferecidas 80 bicicletas, dez em cada estação, nas zonas sul (Vila Mariana), leste (Carrão, Corinthians-Itaquera e Guilhermina Esperança) e centro (Sé, Paraíso, Anhangabaú, Marechal Deodoro). Outras oito estações terão paraciclos (estruturas para acorrentar bicicletas).

O aluguel não está vinculado à utilização do metrô. Após o uso, a bicicleta poderá ser colocada nos paraciclos de qualquer uma das oito estações. Para retirar a bicicleta, o interessado terá de preencher uma ficha e deixar uma cópia do cartão de crédito como garantia. O pagamento é debitado no cartão.

O projeto deve durar 60 dias. Se aprovada, a idéia deve ser expandida a outras sete estações.

A oferta das bicicletas e a instalação de estruturas ficará inicialmente a cargo da seguradora Porto Seguro --em troca da visibilidade da marca em bicicletas e estacionamentos--, mas outras empresas devem ser aceitas. O gerenciamento será feito pela ONG Instituto Parada Vital, e serão chamadas outras entidades.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, admite as deficiências para a circulação de bicicletas, mas alega que a medida ajudará a "promover a discussão". "A pressão [por infra-estrutura aos ciclistas] vai aumentar."

Para o presidente da Federação Paulista de Ciclismo, Marcos Mazzaron, a proposta é uma ação eleitoral, pois faltam ciclovias e bicicletários (estacionamentos de bicicletas). "É prematuro implantar qualquer coisa com bicicleta sem uma infra-estrutura, pois vai expor as pessoas a acidentes."

Em 2006, no último levantamento, 85 ciclistas morreram na cidade. O secretário do Verde, Eduardo Jorge, que também admite a carência, disse que neste ano irá inaugurar 12 km de ciclovia na Radial Leste, em um total de 25 km em construção. "Para quem tem zero de ciclovias, os 25 km são paradigmáticos", diz o secretário.

Retirado de Pedal.com.br